HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA

Uma Feira de Ciências caracteriza-se como uma exposição de trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes da Educação Básica que dão explicações ao público visitante sobre o processo de investigação e o produto a que chegaram.

Cria-se assim, uma oportunidade para que os alunos desenvolvam e demonstrem sua criatividade, seu protagonismo juvenil, sua capacidade de raciocínio lógico e de pesquisa para fortalecer o relacionamento entre escola e comunidade.

O conceito de "letramento científico" transcende o da "alfabetização científica" por oportunizar além da aprendizagem dos conteúdos e da linguagem científica à transposição do conhecimento científico na vida social diária dos cidadãos reconhecendo as dimensões práticas e culturais desse conhecimento.

A experiência com esse trabalho estimulou a sua replicabilidade para as demais escolas na cidade de Fernandópolis com foco em oportunizar a mesma vivência visando o fortalecimento da pesquisa científica nas práticas escolares, pois é notório que entre as habilidades e competências a serem desenvolvidas pela escola há atualmente grande preocupação com a inserção do jovem no universo da investigação científica.

A proposta tem como principal objetivo a montagem de uma Mostra Municipal com a participação das redes estadual, municipal, privada e técnica da cidade de Fernandópolis e região organizada pela E.E. Afonso Cáfaro visando fortalecer as escolas no preparo para a pesquisa e a descoberta científica potencializando a apropriação de saberes nesta área.

A Mostra Municipal visa dotar as escolas de iniciativa e das ferramentas necessárias para introdução da pesquisa cientifica com a oportunidade da socialização e valorização das suas produções a partir da apresentação dos trabalhos em uma Mostra que atuará também na motivação dos estudantes à participação e premiação em eventos e feiras estaduais e nacionais.

A prática tem como foco também inspirar o exercício da pesquisa como uma das possibilidades em proporcionar o desenvolvimento de cientistas mirins a futuros profissionais e contribuintes dos avanços tecnológicos como bem cultural de nosso país.

Justificativa Objetivos Realização Resultados